Knowledge Academy
Geração de riqueza através do conhecimento

Através de uma pesquisa realizada sobre Geração de Conteúdo e Disseminação de Conhecimentos, conseguimos identificar seguintes aspectos relevantes a respeito:

Geração de Conteúdo

  • Até o século XX, a geração de conhecimento era baseada, quase que na sua totalidade, em confecção de livros, de apostilas, de slides de apresentações, de filmes analógicos, de fotos e etc., isto é, o conhecimento era gerado através de textos e imagens, sejam elas estáticas (fotos) ou dinâmicas (vídeos). Porém, dentro dos livros e apostilas, só se podiam incluir textos e imagens estáticas.
  • A partir do uso mais intenso de mídias alternativas, tais como, imagens digitalizadas, vídeos em formatos mais modernas, sons, jogos, simuladores e etc. a partir do final do século XX e agora no século XXI, o conhecimento pode ser gerado em outros formatos até então, restritos a textos e fotos. Inclusive, com a possibilidade de integrar os formatos em único arquivo.
  • A geração atual prefere algo dinâmico do que estático para adquirir conhecimentos, logo, há uma necessidade de mudar radicalmente a Geração de Conteúdo de um modo geral.
  • Entretanto, as informações já existem por si só, em diversos formatos e a acessibilidade a elas é muito melhor hoje. Logo, conceitualmente falando, a Geração de Conteúdo deve se basear em “Centralização das Multimídias” e “Reconstrução de Conteúdo” tal que o conteúdo gerado possa ser acessado por quaisquer meios tecnológicos existentes hoje.

Disseminação de Conhecimentos

  • A tendência atual de Disseminação de Conhecimentos é baseada em “à Distância”, isto é, as pessoas estão interessadas e já acostumadas a adquirir os conhecimentos sem a necessidade de estar presente fisicamente no local e no horário previamente definido de onde há disseminação de conhecimento.
  • É clara a importância da Disseminação de Conhecimento à Distância, pois, sendo o conhecimento o maior ativo do século XXI, há uma imensa necessidade dos indivíduos e organizações adquirirem os conhecimentos em qualidade e quantidades maiores que nos tempos passados. E somente a modalidade à distância é possível de solucionar este grande desafio: disseminar o conhecimento em maior quantidade, em melhor qualidade e em menor tempo.
  • Isso, pode ser verificado analisando as últimas pesquisas realizadas pela INEP (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa) que aponta um grande crescimento do número de ingressantes ao Curso Superior nas últimas décadas, em particular nas duas primeiras décadas do século XXI. Porém, o número do concluintes permanece num patamar estável de 7 a 8% do total de ingressante e se observa, também, que nos últimos anos (2013 e 2014) a proporção tem diminuído significativamente.
  • O aumento expressivo ocorreu em função, entre outras variáveis, devido ao uso mais intenso do conceito de EAD (Educação à Distância) no ensino superior nas últimas décadas, porém, o mesmo uso, também explica o aumento significativo de pessoas que desistem do curso ao longo dele.
  • Estes fatos, só podem ser explicados, se considerarmos que o problema fundamental está no formato do conteúdo – isto é, atualmente, os conteúdos são simplesmente convertidos em mídias digitais, sem a preocupação de remodelar os conteúdos, tornando os muito maçantes aos que tentam adquirir os conhecimentos via “à Distância”.
  • Ao mesmo, tempo, devemos considerar que a vida moderna, tem tornado a necessidade individual muito particularizada, isto é, cada um tem um gosto para adquirir o conhecimento. Logo, o conteúdo deve ser confeccionado, tal que o mesmo possa ser utilizado em várias modalidades – presencial, semipresencial e à distância. Ao mesmo tempo, o conteúdo deve poder ser utilizado nestas modalidades diferentes, de acordo com as suas características.

Analisando todos estes aspectos, a equipe de pesquisadores da Knowledge Academy desenvolveu o “The Knowledge Academy Educational Technology”, uma moderna tecnologia educacional, baseada em uso intenso de tecnologias de geração e disseminação de conteúdo e de conhecimento, conteúdo desenvolvido por especialistas com experiências em didática em cada assunto específico utilizando as mídias mais diversas atuais, com os conteúdos armazenados e centralizados em um banco de dados, sendo acessíveis por meios mais modernos de comunicação e plataformas tecnológicas de forma segura e fácil e finalmente, podendo ser utilizados nas modalidades presencial, semipresencial e à distância.

Os instrutores (presencial), os tutores (semipresencial) e os monitores (à distância) poderão utilizar o mesmo conteúdo de forma particular, de acordo com a necessidade da disseminação de conhecimento no momento, propriamente dito. Porém, sabemos que há necessidade de treinamento aos instrutores, aos tutores e aos monitores no uso correto desta tecnologia. A Knowledge Academy está totalmente preparada para treinar estas pessoas no uso adequado da “The Knowledge Academy Educational Technology”.

Peça uma demonstração na sua empresa, ou participe dos nossos workshops de demonstração que acontecem periodicamente ou acesse a nossa página www.knowledge-academy.com.br e clique no logo da The Knowledge Academy Educational Technology.